Clamidiose

Publicado: 01/07/2019


Você já ouviu falar em clamidiose?

Também conhecida como febre dos papagaios, é uma doença originada por bactérias e pode afetar o desenvolvimento de todo o plantel.

A preocupação reside no contexto de que é uma das doenças que mais afetam o desenvolvimento dos plantéis, gerando também a preocupação de que a bactéria pode afetar os seres humanos.

Outro ponto que se mostra até assustador é que essa bactéria já foi diagnosticada em todas as aves domésticas e em mais de 130 espécies de aves silvestres de todo o mundo, podendo ocorrer inclusive em surtos.

Aves bastante conhecidas por nós podem ser acometidas por essa bactéria, bem como, desenvolver a doença já mencionada. Como exemplo: os papagaios, as calopsitas, os periquitos e os pombos. Fator preocupante é que os filhotes não estão isentos do acometimento dessa doença que pode inclusive se tornar crônica, acabando por espalhar as bactérias por todo o plantel.



Infecção

A Chlamydophila psittaci, nome científico da Clamidiose, sobrevive vários meses nas fezes, bem como nas secreções das aves. Analisemos juntos: a sobrevida da bactéria é de até oito meses em sujeira de gaiola, aproximadamente dois meses em alimentos e rações das aves e ainda por duas a três semanas em superfícies duras.

A infecção pode ocorrer por meio da inalação ou da ingestão de poeira contaminada. Mesmo após o período de recuperação, as aves ainda estão sujeitas a transmissão da bactéria, pois esta permanece por várias semanas mesmo após o fim dos sinais clínicos.


Sintomas

Dentre os sintomas estão: infecção no trato digestivo, respiratório e/ou infecção sistêmica que causa falta de apetite, perda de peso, depressão, alterações no comportamento, fezes amolecidas e esverdeadas, secreção em olhos e narinas. Infelizmente a evolução desses sintomas podem chegar a uma disfunção hepática nas aves.


Diagnóstico

O diagnóstico definitivo somente pode ser feito através do isolamento e identificação da bactéria causadora.

Através da extração DNA presente nas fezes da ave, a Ampligen consegue detectar de forma rápida, sensível e específica a bactéria causadora da Clamidiose.


Prevenção

Não há dúvidas de que a melhor forma de se evitar a entrada, bem como, a contaminação das aves do plantel é a prevenção.

Desse modo, é importante fazer quarentena e realizar exames em novos animais antes de adentrarem ao criadouro, assim como animais que voltam de feiras e exposições.

Por fim, uma boa limpeza no plantel e uma boa circulação de ar favorecem a prevenção da infecção.


Check-up Preventivo

O Check-up Preventivo é um painel de exames que oferece segurança e saúde para as aves do seu plante.

Podendo detectar até 33 doenças (Check-up Preventivo Premium), esses painéis oferecem inúmeros benefícios como:

- Prevenção da proliferação das doenças;

- Identificação específica do patógeno, direcionando tratamentos mais precisos e eficazes;

- Evita mortes de filhotes e aves adultas;

- Melhora os índices de reprodução e produtividade do plantel;

- Reduz gastos;

- Valoriza as aves e o seu criadouro.


Voltar
ATÉ 3X S/JUROSPARA COMPRAS ACIMA DE R$180
FRETE GRÁTISNAS COMPRAS ACIMA DE R$590
RECEBEMOS AMOSTRASDE TODO O BRASIL
cadastre-se! Receba nossas novidades e ofertas em primeira mão.

CNPJ: 32.990.765/0001-02 Razão Social: Ampligen Biotecnologia LTDA - ME Endereço: Av. Itororó, 405 CEP 87010-460 - Zona 2, Maringá - Paraná

© 2019 Ampligen. Todos os direitos reservados.

Designed by       Powered by   1